Parlamentares participam de reunião com prefeitos eleitos nas maiores cidades


O governador Confúcio Moura (PMDB) convocou os prefeitos das maiores cidades de Rondônia para apresentar as possibilidades de parcerias e ações que seu governo oferece às prefeituras, além de esclarecer sobre as finanças estaduais e as fatias do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) a que cada município tem direito.

O encontro ocorreu na Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (Acia), nesta quinta-feira (9). Além de Confúcio, o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), e os deputados estaduais Adelino Follador (DEM), Laerte Gomes (PSDB) e Jean Oliveira (PMDB) participaram do encontro com os prefeitos eleitos dessas cidades.

“Quero reiterar o nosso apoio, o apoio da Assembleia Legislativa para todos os municípios, seja aprovando leis, destinando emendas ou buscando junto ao governo ou a órgãos públicos, intermediar ações e projetos que possam apoiar as prefeituras e com isso beneficiar a população”, disse Maurão.

Estiveram presentes os prefeitos eleitos de Porto Velho, Jaru, Ariquemes, Vilhena, Cacoal, Rolim de Moura, Ji-Paraná e Pimenta Bueno. Os secretários da Casa Civil, Emerson Castro; de Finanças, Wagner Garcia; de Assuntos Estratégicos, Rosana Souza, o diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), Ezequiel Neiva, entre outros assessores governamentais, estiveram presentes.

Maurão reforçou que os novos prefeitos devem tomar medidas iniciais de ajustes, sob pena de terem dificuldades ao longo do mandato. “É preciso começar bem, para ter uma boa continuidade e um término bom. O começo é o momento certo de se fazer ajustes, destacou”.

Laerte acrescentou que, com os municípios fortalecidos e bem geridos, todo o Estado sai ganhando. “A situação da maioria das prefeituras não é fácil de ser gerenciada, mas as decisões mais duras precisam ser tomadas de imediato. E o governo é municipalista e tem apoiado os municípios, da mesma maneira que os deputados estaduais”, especificou.

Jean disse que os prefeitos acertando, ganham os municípios e Rondônia se fortalece. “Estamos enfrentando uma instabilidade política e econômica no País, mas o Estado tem se mantido firme, graças ao trabalho de homens e mulheres, do clima de harmonia entre as instituições e das medidas austeras do governo”, afirmou.

Follador ressaltou que os novos prefeitos vão ter um cenário econômico adverso, com queda nas receitas e nos repasses constitucionais. “Vai haver uma redução ainda maior na capacidade de investimentos das prefeituras e é importante que haja essa sintonia com o governo e a Assembleia, para que, somando forças, possamos fazer mais”, avaliou.

Fonte: ALE/RO – DECOM

0 Comentário

Nenhum comentário

Seja o primeiro

Deixe um comentário

Ao clicar em ENVIAR, aguarde nossa avaliação