Pacientes hansenianos preparam produtos para Páscoa e festas juninas em oficina com duração de cinco dias em Porto Velho


Pacientes de hanseníase em Rondônia participarão da 1ª Oficina de Geração de Renda na Área de Gastronomia, de 12 a 16 deste mês, no Hotel Rondon Palace, em Porto Velho. Para o evento serão selecionados integrantes de sete grupos de autocuidado (GACs) no estado.

Desde 1994 Rondônia mantém parceria com a organização não governamental NHR Brasil, para reabilitação física e grupos de autocuidado.

A parceria funciona no âmbito da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa).

Segundo informa a coordenadora estadual de hanseníase, Albanete Araújo de Almeida Mendonça, a iniciativa mais recente tem a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Desta vez, no último dia do curso, sexta-feira (16), uma técnica do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) ensinará técnicas de empreendedorismo, orientando os grupos na comercialização de seus produtos.

“As pessoas se transformam, porque potencializam suas habilidades”, ela comenta.

A nutricionista Fabiane Machado ensinará boas práticas a 25 participantes do curso, cuja temática inclui receitas para Páscoa e festas juninas.

O público das oficinas é assíduo dos GACs e com histórico de hanseníase. Suas famílias também podem ser contempladas pelo projeto, informa Albanete Mendonça.

Os GACs funcionam em Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Ministro Mário Andreazza, Rolim de Moura, São Miguel do Guaporé, Vilhena, e na Policlínica Oswaldo Cruz e no Hospital Santa Marcelina, em Porto Velho.

Os sete GACs aptos à oficina que se inicia na próxima segunda-feira são estes: Ariquemes, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Monte Negro, POC e Hospital Santa Marcelina (Porto Velho), e São Miguel do Guaporé.

Mais duas oficinas estão previstas no cronograma de trabalho deste ano da coordenação estadual de hanseníase: a próxima, em abril, com a aplicação de receitas saudáveis baseadas em livro elaborado no âmbito de trabalho, e a terceira em novembro, no encontro estadual dos GACs, em Porto Velho.

Fonte: Secom – Governo de Rondônia

0 Comentário

Nenhum comentário

Seja o primeiro

Deixe um comentário

Ao clicar em ENVIAR, aguarde nossa avaliação