MULHER PERDE OLHO APÓS TOMAR BANHO USANDO LENTES DE CONTATO


Nós já contamos algumas histórias (bizarras!) de pessoas que tiveram problemas sérios devido ao mau uso das lentes de contato. O caso desta mulher, contudo, foi tão grave que ela perdeu o olho.

Há três anos, Petra van Kalmthout, da Bélgica, notou que seus olhos ficaram vermelhos após tomar banho. Ao visitar um oftalmologista, ela foi orientada a usar colírios e cremes, que não ajudaram a melhorar a situação, segundo o Daily Mail Online.

Sem quase enxergar, a mulher decidiu ir ao Antwerp University Hospital (Bélgica), onde os médicos descobriram que havia um parasita acanthamoeba keratitis alojado na córnea de seu olho direito. O que aconteceu, então, foi que esse organismo normalmente encontrado na água ficou preso atrás de sua lente de contato.

Tarde demais para tratar com gotas, os cirurgiões tentaram duas vezes remover o parasita antes de serem forçados a tirar o olho de Petra. Hoje, três anos após usar um tapa-olho, ela recebeu uma prótese, mas sempre será parcialmente cega.

Os sintomas iniciais

“Voltei no sábado de férias. Tomei um banho e, de noite, meu olho doeu um pouco. Eu imediatamente tirei minha lente de contato e joguei fora. No dia seguinte, meu olho estava vermelho e ainda mais doloroso”, relatou Petra ao Daily Mail Online.

Depois de ir ao médico e aos oftalmologistas especialistas, ela descobriu que não daria mais para tratar o parasita com colírio. “Quando tive meu olho removido, foi o fim de um período com dor”, disse ela. “Viver com um tapa-olho é uma escolha que você conscientemente faz.”

olhos2-525x420Petra recebeu recentemente uma prótese ocular, o que significa que ela não precisa mais de um tapa-olho. “A água que sai da torneira pode causar muito sofrimento. Por três anos meus olhos determinaram minha vida”, lamentou ela. “Agora que finalmente tenho uma prótese, posso pegar a vida em minhas mãos novamente. Começarei saindo uma noite para dançar.”

Perigos da água para os olhos

Os médicos não aconselham tomar banho ou nadar em piscinas e no mar usando contatos suaves. Eles também dizem que aqueles que o fazem devem descartar os acessórios imediatamente depois. Também há muito menos risco com lentes duras porque elas repelem a água. Mas, em todos os casos, as lentes devem ser limpas com solução especial de limpeza e não com água da torneira.

A ceratite por Acanthamoeba (AK), uma ameba encontrada na água, pode infectar a córnea – aquela “janela transparente” na frente do olho.

Esse organismo pode penetrar através do globo ocular, causando perda total de visão em apenas algumas semanas. Isso porque as lentes de contato podem criar pequenas abrasões no olho, o que facilita a fixação da ameba quando o olho entra em contato com a água.

A Acanthamoeba, que se alimentam de bactérias, pode estar presente em todas as formas de água, incluindo lagos, oceanos, rios, piscinas, banheiras de hidromassagem e até mesmo chuveiros. Também pode ser encontrado na água da torneira e no solo.

Fonte: Hospital dos Olhos Moorfields

0 Comentário

Nenhum comentário

Seja o primeiro

Deixe um comentário

Ao clicar em ENVIAR, aguarde nossa avaliação