Mujica diz que Raúl Castro já decidiu que deixará o poder em Cuba


O ex-presidente uruguaio José Mujica, que visitou Havana no final de janeiro, disse ao jornal uruguaio “La República” que o ditador Raúl Castro, 85, já tomou a decisão de deixar o governo por causa de sua idade.

“Raúl vai embora, tem 85 anos e já está com a decisão tomada. Por que? Porque não se pode brigar com a biologia. É preciso respeitá-la, porque ela é determinante”, afirmou o ex-presidente do Uruguai (2010-2015) em entrevista publicada nesta segunda (8).

O comentário surgiu quando Mujica foi questionado sobre a possibilidade de voltar a se candidatar no Uruguai, o que também descartou por causa da idade. Em seguida, ele deu como exemplo governantes longevos como Raúl Castro.

Sobre Fidel, Mujica disse que ele está melhor do que há dois anos, quando tinham se visto, apesar de “estar com dificuldades para caminhar”.

A foto de Mujica com Fidel Castro difundida em 30 de janeiro é a imagem mais recente do líder cubano.

A foto de Mujica com Fidel Castro difundida em 30 de janeiro é a imagem mais recente do líder cubano.

“Ele tem que usar uma bengala, mas está com a cabeça muito boa, perfeitamente informado. Fiquei surpreso que leia sem os óculos. Está vivaz, faz perguntas inteligentes, como sempre”, afirmou.

O ex-líder uruguaio disse que Fidel vive em uma “casa de classe média típica, bastante simples”, com uma área de plantação. “Disseram-me que ele a percorre com uma cadeira motorizada e está observando o uso de novas forrageiras e leguminosas que podem servir para melhorar a pecuária cubana”, afirmou Mujica. “Ele me fez comer iogurte de ovelha.”

Mujica também afirmou que o ex-ditador cubano está atento à disseminação do vírus da zika. “Ele está comprometido com coisas concretas que tocam em nossas vidas. Está muito preocupado com o mosquito (…). Neste momento ele vê como algo muito grave e não notava uma reação importante.”

0 Comentário

Nenhum comentário

Seja o primeiro

Deixe um comentário

Ao clicar em ENVIAR, aguarde nossa avaliação