Ministro Dias Toffoli entra para a galeria de ex-presidentes do TSE


No início da noite desta quarta-feira (14), diversas autoridades dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo prestigiaram a solenidade de aposição do retrato do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), na Galeria de Fotos dos Ex-Presidentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A cerimônia foi realizada no foyer da Corte, em Brasília-DF.

A abertura da solenidade ficou a cargo do presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes. “Prestamos hoje a devida homenagem ao ministro Dias Toffoli em reconhecimento ao trabalho exemplar que desenvolveu na Presidência desta casa no biênio 2014-2016. Sua gestão à frente do TSE foi marcada por dinamismo, dedicação e eficiência no enfrentamento de grandes desafios da Justiça Eleitoral com a realização da eleição presidencial mais disputada e ainda não encerrada. Sua gestão também foi marcada pela adequação à nova legislação eleitoral e pela iniciativa de criação do Registro Civil Nacional”, destacou.

Depois de manifestar a satisfação em ver sua foto aposta da galeria, o ministro Dias Toffoli proferiu discurso no qual lembrou sua gestão no TSE. “É com muita emoção e com muita alegria que vi minha esposa e filha descerrarem essa foto que ficará para a história. O mais importante, no entanto, não é essa foto, mas, sim, essa sequência de galeria de personalidades tão importantes para a construção da nação brasileira”, disse.

O ministro Toffoli fez questão de agradecer aos servidores que lhe acompanharam ao longo dos anos. “Agradeço especialmente aos servidores que atuaram no meu gabinete. Sem a dedicação deles, evidentemente que a nossa atuação não teria sido possível”.

Homenagem

Após a solenidade, o ex-ministro do STF e do TSE, Eros Grau, foi condecorado com a Ordem do Mérito Assis Brasil no grau de Grã-Cruz. “Eu recebo essa homenagem com imensa alegria, honra e satisfação por inúmeras razões, uma delas, inclusive, porque carrega o nome de um conterrâneo meu. Eu sou gaúcho, nasci no Rio Grande do Sul, na cidade de Santa Maria e essa medalha tem o nome de Assis Brasil”, ressaltou.

A Ordem do Mérito do TSE Assis Brasil tem como objetivo agraciar pessoas que tenham prestado notáveis serviços à Justiça Eleitoral. Ou que, de qualquer modo, tenham contribuído para o engrandecimento, internamente ou no exterior, do País, da Justiça Eleitoral ou de qualquer ramo do Poder Judiciário, do Ministério Público ou da Advocacia, constituindo exemplos para a coletividade.

Livro

Logo após a condecoração, ocorreu o lançamento do livro “Sistema Político e Direito Eleitoral Brasileiros – Estudos em Homenagem ao Ministro Dias Toffoli”, da Editora Atlas/GEN. A obra foi coordenada pelo ministro corregedor-nacional de Justiça João Otávio de Noronha, e pelo juiz instrutor de gabinete do STF Richard Pae Kim.

O livro conta com a participação dos ministros do Supremo Gilmar Mendes, Luiz Fux, Teori Zavascki e Luís Roberto Barroso, além dos ministros aposentados Carlos Velloso e Nelson Jobim. Já o prefácio foi assinado pelo ministro aposentado Ayres Britto.

Fonte: TSE

0 Comentário

Nenhum comentário

Seja o primeiro

Deixe um comentário

Ao clicar em ENVIAR, aguarde nossa avaliação