Ministra da AGU é filiada ao PSDB há 19 anos, mas diz que não sabia

AGU-210916.jpg

Grace Mendonça disse que vai pedir desligamento de partido

A ministra da Advocacia-Geral da União (AGU), Grace Mendonça, é filiada ao PSDB desde o dia 30 de abril de 1997, de acordo com a coluna Expresso, da revista Época. Grace, porém, disse não se lembrar de integrar os quadros do partido. O registro de filiação, com o nome de solteira da ministra – Grace Maria Fernandes Mendonça -, está na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em consulta realizada nesta terça-feira (20).

À revista, a ministra disse que jamais participou da vida partidária do PSDB no Distrito Federal e que o fato nunca interferiu em seu trabalho na AGU. “Sua atuação à frente da Advocacia-Geral da União é eminentemente técnico-jurídica e voltada ao exercício de uma advocacia pública de Estado”, afirmou por meio de nota.

Registro da Ministra na página do TSE.

Registro da Ministra na página do TSE.

Grace Mendonça afirmou, ainda, em resposta à Expresso, que vai solicitar o desligamento do PSDB e já conversou com o presidente do diretório distrital da legenda, o deputado federal Izalci Lucas.

A ministra tomou posse do cargo na última quarta-feira (14), depois de uma polêmica envolvendo o então titular da AGU. À revista Veja, Fábio Medina Osório disse que foi demitido porque contrariou “muitos interesses” do governo Temer, que, segundo ele, tenta abafar a operação Lava Jato.

Grace Maria Mendonça é advogada da União desde 2001, tendo ocupado, na AGU, cargos como o de coordenadora-geral do gabinete (2001) e o de adjunta do advogado-geral (2002). Foi também secretária-geral do Contencioso entre 2003 e 2016, cargo pelo qual teve a missão de representar a União perante o Supremo Tribunal Federal (STF), onde fez sustentações orais em mais de 60 processos. Ela nasceu em 17 de outubro de 1968, em Januária (MG) e se formou em direito na Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal. É especialista em direito processual civil e mestranda em direito constitucional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

verificação *

scroll to top