Gilmar Mendes é o novo presidente do TSE


O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes foi eleito para ocupar a presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no biênio 2016/2017. O vice-presidente será o ministro Luiz Fux. A sessão aconteceu na manhã desta quinta-feira (7) e a posse será no dia 12 de maio.

Em fevereiro, STF reconduziu o ministro Gilmar Mendes para a vaga de ministro titular do TSE, devido ao encerramento do seu primeiro biênio como titular da Corte Eleitoral.

O TSE é o órgão responsável por julgar as contas da campanha da presidente Dilma Rousseff. Os quatro processos ainda estão em andamento. Se o tribunal entender que houve irregularidades, Dilma e o vice, Michel Temer, poderão perder os cargos. Mendes é o ministro do Supremo que tem o discurso mais agressivo contra o governo atual.

O tribunal é composto por, no mínimo, sete ministros titulares, sendo três oriundos do STF, dois representantes do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e dois da classe dos advogados.

Em outubro, os brasileiros vão às urnas para escolher prefeitos e municípios, na primeira eleição após a proibição do financiamento de campanhas por empresas.

Fonte: R7

0 Comentário

Nenhum comentário

Seja o primeiro

Deixe um comentário

Ao clicar em ENVIAR, aguarde nossa avaliação