Francisco Meirelles tem semana de leitura, exposição e história


A biblioteca municipal Francisco Meirelles, de Porto Velho, realiza a partir de hoje até a sexta-feira (26) a atividade ‘Férias na Biblioteca’. A proposta é envolver famílias, estudantes e leitores com leitura infantil, contação de histórias, exposições literárias e de artes plásticas, além de apresentação de filmes históricos e regionais.

O diretor da biblioteca, Célio Leandro, disse que a iniciativa busca trazer e envolver as famílias, e não apenas estudantes durante o ano letivo, “e isso vale para crianças, jovens e adultos. No caso da criançada, enquanto elas leem e ouvem histórias, seus pais desfrutarão do espaço regional, com a mesma dinâmica”.

A Francisco Meirelles é a maior e mais antiga biblioteca pública em funcionamento em Rondônia. “Ela foi criada pelo médico Jacob de Freitas Atallah, em janeiro de 1973. Atallah era, então, prefeito. Ao abri-la, ele fez a primeira doação, dispensando obras de seu acervo particular para leitura, informação e conhecimento do público”, informa Leandro.

A iniciativa de montar essa agenda especial para a última semana de férias escolares dispensar ao público, além do acesso à leitura, dispondo eventos similares como artes plásticas, exibição de fotografias que contam a história de Rondônia e de Cândido Mariano Rondon, patrono do estado. Até porque, no universo estudantil, nem todos viajaram durante o recesso. Quem viajou já está de retorno, e, nesse período, a biblioteca não pára”.

Em 2017, segundo Leandro, 20 mil pessoas passaram pela biblioteca, utilizando seu acervo, seja para pesquisa, estudos para concursos, prazer da leitura, vez que suas estantes abrigam 70 mil livros de coleções de geral, infantojuvenil, periódicos, braile, além de material de referência.

Mantida pelo município, a biblioteca Francisco Meirelles fica à rua José do Patrocínio, nº 200, ao lado do palácio Tancredo Neves, sede da prefeitura de Porto Velho, no centro da cidade.

0 Comentário

Nenhum comentário

Seja o primeiro

Deixe um comentário

Ao clicar em ENVIAR, aguarde nossa avaliação