Filmes que te ajudarão no enem


filmes enem

A poucos dias do ENEM, milhões de jovens andam aflitos, literalmente com os nervos à flor da pele. São momentos de revisões, pontuar tópicos, conceitos e termos fundamentais para uma boa prova. Esses dias que antecedem o “Dia D”, os jovens são, cada vez mais, bombardeados por todo tipo de informações, conselhos e dicas “infalíveis” dos professores e colegas (geralmente dentro do mesmo nível de conhecimento e aflições).

Não sou cinéfilo profissional, más como professor de História e amante da Sétima Arte, tenho encontrado questões das últimas provas do ENEM que são amplamente analisadas em filmes. Entendo que a utilização do cinema como veículo e ferramenta de ensino-aprendizagem oportuniza enfocar os aspectos culturais, históricos, literários e políticos, proporcionando uma visão integral do cinema enquanto mídia educativa, facilitando uma melhor compreensão acerca dos temas propostos. Listo alguns filmes (adaptado do site imagine.com) que merecem uma boa pipoca e anotações.

1. Entre os muros da escola O filme foi lançado em 2008, mas a realidade exposta ainda está presente nos dias de hoje. A obra aborda a dificuldade de relacionamento entre jovens franceses e imigrantes dentro da sala de aula.

Por que assistir: Ótimo filme para compreender o problema da imigração, preconceito e xenofobia.

2. O ano em que meus pais saíram de férias O filme aborda a ditadura militar pelo ponto de vista de um menino de 12 anos. Os pais de Mauro precisam “sair de férias” e deixam o menino aos cuidados do avô. Em meio ao caos provocado pela ditadura o menino precisa lidar com sua nova realidade, que tem momentos de tristeza, pela situação que vive, e de alegria, ao acompanhar o desempenho da seleção brasileira na Copa do Mundo.

Por que assistir: O filme é ótimo para entender a ditadura militar e suas consequências para a sociedade brasileira.

3. Uma verdade inconveniente Documentário escrito e apresentado pelo ex vice-presidente dos Estados Unidos e prêmio Nobel da Paz, Al Gore, sobre o aquecimento global e as graves consequências para o nosso planeta.

Por que assistir: Além de ajudar nas provas objetivas, meio ambiente e política (abordados no filme) são temas que podem aparecer na redação do ENEM.

4. Tempos modernos Um operário enlouquece com o ritmo intenso do trabalho braçal com o qual tenta garantir sua sobrevivência. Um clássico do cinema dirigido e estrelado por Charles Chaplin que faz uma crítica ao Fordismo e a sociedade industrial.

Por que assistir: Mostra a relação de trabalho no início do século XX, em que os operários eram vistos como peças de máquina.

5. No Pressionado pela comunidade internacional, o ditador Augusto Pinochet aceita realizar um plebiscito nacional para definir sua continuidade no poder. Acreditando que esta seja uma oportunidade única de pôr fim à ditadura, os líderes do governo resolvem contratar um publicitário para coordenar a campanha contra a manutenção de Pinochet.

Por que assistir: Outro filme que ajuda a compreender a ditadura militar na América Latina e a política daquela época.

6. Adeus Lênin! O filme conta a história de uma militante do comunismo que fica em coma durante a queda do muro de Berlim. Quando ela acorda seu filho faz de tudo para impedir que ela perceba a mudança, para evitar um choque que poderia ser fatal.

Por que assistir: Ajuda a entender a Guerra Fria e as transformações no mundo, a crise do socialismo, a queda do muro de Berlim e abertura política.

7. Central do Brasil Um dos maiores filmes do cinema brasileiro, retrata a realidade de pessoas que mudam de estado em busca de melhores condições de vida.

Por que assistir: Retrata os movimentos migratórios dentro do país.

8. Hotel Ruanda Baseado em fatos reais, conta história de um conflito étnico entre a maioria hutu e a minoria tutsi que matou aproximadamente 1 milhão de pessoas em Ruanda.

Por que assistir: Mostra a influência que os processos de colonização e descolonização tiveram nos conflitos armados no continente africano, além de abordar como as diferenças étnicas são aceitas no continente.

9. Mar Adentro O filme relata a história de Ramón, um marinheiro que sofreu um acidente que o deixou tetraplégico e preso a uma cama por 28 anos. Lúcido e extremamente inteligente, Ramón decide lutar na justiça pelo direito de decidir sobre sua própria vida, o que lhe gera problemas com a igreja, a sociedade e até mesmo seus familiares.

Por que assistir: Um filme que retrata um dos assuntos mais comentados na sociedade contemporânea, a eutanásia.

10. Ela Theodore é um escritor solitário que compra um novo sistema operacional para seu computador. Mas, para a sua surpresa, acaba se apaixonando pela voz do programa, dando início a uma relação amorosa entre ambos.

Por que assistir: É uma história de amor incomum e explora a relações entre homem e tecnologia.

1 Comentário

  1. Izis outubro 16 às 19:43

    Excelentes dicas. Já vou repassar aos meus alunos.

    Responder

Deixe um comentário

Ao clicar em ENVIAR, aguarde nossa avaliação