Fhemeron celebrará com festa e homenagem o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue


Às 9h35 desta segunda-feira (6), o publicitário Marcos Caetano, 33 anos, está sentado numa das cadeiras da sala de doadores do Banco de Sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron).

“Doo sempre”, diz esse portador de sangue O positivo, que, a exemplo do O negativo, pode doar para portadores de sangue A positivo, B positivo, AB positivo e O negativo.

A rotina no banco seria a mesma, não fossem os preparativos para o ato de homenagem que será prestada no próximo dia 14, terça-feira, a acadêmicos de faculdades, soldados da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, do Exército Brasileiro e da Base Aérea, empresários, funcionários públicos e particulares e pessoas de diferentes credos religiosos.

“Será um reconhecimento, e ao mesmo tempo de conscientização para setores da sociedade que ainda não contribuíram com o banco”, comentou a assistente social Maria Luiza Pereira, coordenadora de captação de doadores.

O ato começará às 9h, na sede da Fhemeron, próxima ao Hospital de Base Ary Pinheiro. Será uma bonita celebração, com a presença de banda musical, autoridades estaduais e de colaboradores

Antes das 10h desta segunda-feira, dez pessoas já haviam doado.  “Muito bom, porque o fim de semana teve grande demanda de transfusões”, disse Maria Luiza.

Atualmente, o banco tem 70 mil doadores, porém, apenas 20% são “fidelizados”, ou seja, comparecem duas vezes ou mais ao ano. No Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue também ocorrerá o lançamento da campanha Doe sangue! A vida merece esse gesto, informou a coordenadora.

Ela enalteceu o papel de todos no apoio ao banco, enfatizando que as Igrejas Católica, Adventista do 7º Dia e Universal do Reino de Deus dão exemplo. O arcebispo de Porto Velho, dom Roque Paloschi, será um dos participantes do ato.

A celebração do gesto de cada um está em pauta e a Fhemeron espera ampliar o cadastro. Desde o início desta semana, começou a chamar parceiros para informá-los a respeito da festa que terá sorteio de brindes, lanche e distribuição de kits com diversas peças, entre as quais camisetas, garrafinhas e bonés.

Fonte: Secom – Governo de Rondônia

0 Comentário

Nenhum comentário

Seja o primeiro

Deixe um comentário

Ao clicar em ENVIAR, aguarde nossa avaliação