Fase final infantil dos Jogos Escolares de Rondônia começa na segunda-feira em Cacoal


Os alunos-atletas de 18 escolas públicas e particulares rondonienses disputam a fase final infantil dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) a partir da próxima segunda-feira (25), em Cacoal. A cerimônia de abertura está prevista para começar às 20h no ginásio poliesportivo Senador Ronaldo Aragão com a apresentação das delegações e falas oficiais das autoridades. Os classificados estarão aptos a disputar, nas respectivas modalidades, no evento em nível nacional a ser realizado em setembro em João Pessoas/PB.

Nesta fase, os atletas disputam as provas coletivas e individuais nas seguintes modalidades: voleibol de praia, atletismo, natação, ciclismo, judô, taekwondo, caratê, tênis de mesa, xadrez, ginástica rítmica, voleibol, basquetebol, futsal e handebol. As provas estão programadas para ocorrer em 10 praças esportivas que já estão preparadas para receber os estudantes de 12 a 14 anos até o dia 3 de agosto, quando encerra essa fase da competição.

O congresso técnico geral ocorre na manhã da segunda-feira (25) na sede do Centro Estadual de Ensino de Jovens e Adultos Aída Fibiger de Oliveira (CEEJA). Ao todo, cerca de 1650 pessoas entre estudantes, professores, coordenadores participam da fase final do infantil. Todas as delegações envolvidas na competição ficarão hospedadas em hotéis e contarão com centro de convivência onde serão realizadas as refeições, lazer e as cerimônias de premiações.

“É uma iniciativa acertada do governo em proporcionar a acomodação dos atletas no mesmo local onde eles serão premiados pelos resultados positivos nos jogos”, entende o gerente de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar Ítalo Aguiar, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), pasta responsável pela organização do Joer.

Neste centro de convivência o aluno-atleta terá acesso à biblioteca, internet e entretenimentos como karaokê, vídeo game, jogos de mesa e áreas de descanso. Esse espaço é significativo e também tem a finalidade de proporcionar maior interação entre os estudantes.

O Joer tem como objetivo fomentar a prática do esporte nas instituições de ensino possibilitando a identificação de talentos desportivos e desenvolver o intercâmbio sociocultural e desportivo.

Fonte: Secom – Governo de Rondônia

0 Comentário

Nenhum comentário

Seja o primeiro

Deixe um comentário

Ao clicar em ENVIAR, aguarde nossa avaliação