Enchente do rio Madeira é o foco da palestra de Hildon Chaves no México


O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, foi um dos protagonistas do Smart City Expo Latam Congress, nesta quinta-feira (4/7), em Puebla, no México. Ele proferiu palestra sobre ‘Territórios Resilientes: enfrentar incertezas com melhor preparação para os riscos’.O foco da fala do prefeito foram os problemas causados pelas enchentes do rio Madeira.

Ele ressaltou que além das enchentes, fato que acontece todos os anos, especialmente de 2014, a maior da história, o Município tem dificuldades para dar assistência às famílias atingidas, uma vez que essas populações tradicionais se recusam a sair das áreas inundadas, por questões culturais.

Hildon chaves destacou o Plano de Contingência elaborado anualmente pela Defesa Civil Municipal para atender as famílias afetadas pela cheia. Enfatizou que a prefeitura trabalha de forma preventiva, mas que não se pode atribuir toda responsabilidade ao Município.“Um desastre natural deve ser tratado como uma questão de segurança nacional”, pontuou.

Conforme entende o prefeito, “essa responsabilidade é que tem de ser discutida e amadurecida, de forma que se construa, que se priorize a prevenção, no sentido de tomar as providências, que normalmente demandam grandes investimentos, mas que na maioria das vezes não temos. Então, essa é uma discussão que tem que acontecer sobretudo na América Latina”, enfatizou.

Fonte: Comdecom

0 Comentário

Nenhum comentário

Seja o primeiro

Deixe um comentário

Ao clicar em ENVIAR, aguarde nossa avaliação