Dezembro Laranja: Combate ao câncer de pele em Rondônia


O deputado Laerte Gomes (PEN) é o autor de Projeto de Lei (PL) que institui o mês do Dezembro Laranja no âmbito do Estado de Rondônia, voltado às ações preventivas e ao diagnóstico precoce do câncer de pele. O projeto será votado nesta semana, e aprovado, irá criar meios para informação e educação da população para evitar este mal.

O parlamentar justifica seu pedido apresentando dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) que registra, a cada ano, 135 mil novos casos, sendo que o câncer da pele responde por 25% de todos os diagnósticos de câncer no Brasil. O tipo mais comum, o não melanoma, tem letalidade baixa, mas os números alarmam os especialistas. A exposição excessiva ao sol é a principal causa da doença.

Cancer peleO dermatologista Silmar Régis Camarini (CRM-RO 2139), coordenador estadual da campanha contra o câncer de pele, diz que há uma incidência de 15,6% da população rondoniense com o problema, sendo que no Brasil a média é de 10%, ou seja, a cada 6,5 pessoas há um caso com incidência de câncer de pele. “São dados alarmantes que precisam de atenção especial, especialmente por ser uma epidemia silenciosa e que leva à morte”, disse Silmar.

A maioria dos casos de câncer de pele pode ser evitado com medidas simples de fotoproteção, como usar filtro solar, chapéu, óculos, cuidar do excesso de exposição ao sol e ficar atento aos horários certos para isso (até as 10h e depois das 16h).

Laerte alerta que é preciso dar publicidade aos efeitos negativos que os raios solares podem ter sobre o corpo humano. Num país tropical, como é o caso do Brasil, especialmente a região Norte, a exposição demasiada ao sol não acontece apenas em momentos de lazer ou nos deslocamentos ao trabalho, mas afeta sobremaneira os trabalhadores rurais, que são obrigados, pelas características de suas funções a enfrentar os riscos de desenvolver o câncer de pele.

O parlamentar finaliza afirmando que estimulado pelo sucesso de outros movimentos como o Outubro Rosa e Novembro Azul, que tratam da saúde da mulher e homem, respectivamente, o Dezembro Laranja irá promover atividades voltadas à conscientização do câncer de pele, promovendo a prevenção e massificando tais informações, uma vez que o diagnóstico precoce é imprescindível pa o tratamento efetivo.

Fonte: Assessoria

0 Comentário

Nenhum comentário

Seja o primeiro

Deixe um comentário

Ao clicar em ENVIAR, aguarde nossa avaliação