Departamento Médico da ALE realiza ações de prevenção ao câncer em mulheres


A campanha de prevenção ao câncer de mama e colo de útero no Departamento Médico da Assembleia Legislativa (ALE), com a presença de servidoras da Casa, o público-alvo da iniciativa.

A campanha é uma parceria entre a Assembleia Legislativa, através do Departamento Médico, Hospital de Câncer de Barretos (HCB) e o Sindicato dos Servidores da Assembleia (Sindler).

6f318f30-8c34-4960-87b7-41291be39b18Com a parceria, o caminhão do HCB que conta com mamógrafo e sala de atendimentos, irá realizar em dois dias (11 e 12), 100 mamografias e 80 exames de Papanicolau (preventivo ao câncer de colo de útero).

O presidente da Assembleia, Maurão de Carvalho (PMDB) disse que as servidoras da Assembleia devem aproveitar esta oportunidade, pois “muitas vezes a vida é tão corrida que se perdem oportunidades. Esta aproximação do serviço facilita a adesão das mulheres aos exames preventivos”.

Segundo a diretora do Departamento Médico, Sandra Galdino Leite de Souza, o atendimento será realizado na carreta que está estacionada ao lado do Centro Médico da ALE e atenderá prioritariamente, as servidoras da casa que já agendaram seus exames. “No entanto, se houver alguma desistência, vagas para a comunidade serão abertas, pois não podemos perder esta oportunidade de realizar exames preventivos de forma gratuita”.

O enfermeiro Antônio Marcos, responsável pela iniciativa, informou que o atendimento será das 8 da manhã às 5 da tarde, de forma ininterrupta. Também informou que nesta segunda e terça-feira (11 e 12) o departamento odontológico ficará exclusivo para a realização de limpeza de dentes (profilaxia), sendo atendidos 20 pacientes pela manhã e outros 20 à tarde, por ordem de chegada.

Outubro Rosa 2016

Na década de 1990, nasceu o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Em 2016, a campanha do Instituto Nacional de Câncer (Inca) tem como tema “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”. O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença.

Fonte: ALE/RO – DECOM

0 Comentário

Nenhum comentário

Seja o primeiro

Deixe um comentário

Ao clicar em ENVIAR, aguarde nossa avaliação