Constelações Familiares revelam, por meio de estudos na área da saúde, dinâmicas por trás de sintomas e doenças


As Constelações Familiares já são amplamente conhecidas pelo seu uso nas áreas jurídicas, empresariais, educacionais e claro, nas questões pessoais e familiares. A cidade de São Paulo recebe o Curso Internacional de Ciência na Saúde, da Escola Hellinger, cujo primeiro módulo ocorre ainda neste mês de abril.

Atuante no Brasil desde 2016, esta é a primeira vez que a realizadora do evento aborda o tema com foco no mercado de saúde brasileiro.  Desta vez, a formação traz compreensões para profissionais atuantes na área de saúde, desde gestores e proprietários de hospitais e clínicas, a médicos, enfermeiros e pacientes.

Em 2018, o Ministério da Saúde reconheceu dez novas Práticas Integrativas e Complementares para tratamentos de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre elas, a Constelação Familiar. Somando as atividades coletivas, a estimativa é que, com o decreto, cerca de 5 milhões de pessoas por ano se beneficiem dessas práticas. O curso aparece, então, como uma oportunidade de capacitação dos profissionais da área. De acordo com os idealizadores do curso, Sophie e Bert Hellinger, as origens e dinâmicas essenciais de uma doença se revelam por meio da Constelação Familiar. Desta forma, pode-se conhecer os contextos de pacientes, profissionais de saúde, bem como a dinâmica de relacionamentos, até mesmo, de um hospital inteiro.

O curso convida os participantes a trazerem assuntos concretos do próprio cotidiano na área da saúde como estudo de caso, por meio das constelações, onde são estabelecidas relações entre prática e realidade. As dinâmicas envolvem introdução aos fundamentos e à aplicação das constelações familiares na saúde; instrução por docentes experientes sobre o trabalho sistêmico na saúde; incentivos e ferramentas para o próprio trabalho, além de meditações e exercícios para aprofundamento e internalização da experiência.

As atividades estão divididas em um seminário introdutório, com duração de três dias, e cinco módulos, com duração de dois dias cada um. Esses têm o objetivo de trabalhar áreas problemáticas dos participantes dentro da família, na profissão com o paciente e no ambiente de trabalho — trazidas, descritas e, por meio da Constelação Familiar, evidenciadas e pensadas de forma a encontrar uma solução. Ao final do curso, os participantes devem ser capacitados para acompanharem os pacientes de maneira eficaz e vantajosa no trabalho na área de saúde.

Riqueza de temas referentes à ciência da saúde, com amplas abordagens sistêmicas. Os fundamentos da Constelação Familiar Hellinger®, segundo Bert e Sophie Hellinger, se baseiam na Constelação Familiar Clássica e vão para muito além. O conteúdo dos módulos consiste, então, em prática, teoria e muita reflexão. Os contextos da origem e solução para dinâmicas que adoecem serão explorados para novas perspectivas, com constelações demonstrativas, que fazem com que seus participantes acompanhem e testemunhem assuntos reais.

Campos temáticos abordados

Saúde: 
• A doença como mensageira dos ancestrais
• Saúde sistêmica: olhar para o que é excluído, esquecido e rejeitado
• Novos caminhos para paciente e ajudante com diferentes perspectivas sobre sintomas e doenças
• Saúde: não é uma coincidência e não pode ser adquirida com dinheiro
• A doença como voz da alma e do sistema complexo

Ajudante/Acompanhante:
• A postura correta do ajudante
• Ajuda e tratamento com respeito pelo paciente e o seu sistema
• Como o ajudante se mantém saudável?
• A escolha da profissão: contexto sistêmico da própria escolha profissional

Hospital/Clínica:
• Identificar movimentos importantes dentro da organização – qual é o contexto sistêmico?
• Direção hospitalar: liderança bem-sucedida com o “olhar para todos”
• Aplicação das ordens da ajuda e do sucesso no trabalho: Qual ajuda se pode oferecer e como? Quais ordens devem ser observadas para que o “verdadeiro sucesso” seja garantido?
• A Hierarquia e a observação de “antes e depois”

Fonte: Terra

0 Comentário

Nenhum comentário

Seja o primeiro

Deixe um comentário

Ao clicar em ENVIAR, aguarde nossa avaliação