Concurso Regional Leiteiro oferece alta premiação na 33ª Exposição de Ariquemes


O 17º Concurso Regional Leiteiro já está com a programação pronta, será realizado na 33ª edição da Exposição Agroindustrial de Ariquemes (Expoari), que inicia no próximo sábado (23). Nesta edição, os produtores da região do Vale do Jamari irão concorrer a R$ 20 mil de premiação em dinheiro, divididos entres os primeiros colocados em duas categorias: Vaca e Novilha.

A ação é do Governo do Estado desenvolvido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater), em parceria com  a Associação dos Pecuaristas de Ariquemes (APA), objetiva incentivar e fortalecer a pecuária leiteira da agricultura familiar, através da exposição  genética do rebanho e a produção de leite.

Os produtores rurais que exploram a atividade leiteira na categoria agricultura familiar que ainda não fizeram inscrição de seus animais e querem participar, devem procurar os escritórios locais da região Vale do Jamari até sexta-feira (22). Além de Ariquemes, já está confirmada a participação dos municípios de Alto Paraíso, Monte Negro, e Machadinho d’Oeste.

O concurso será aberto oficialmente na quarta-feira (27) às 18h, no galpão ao lado do Estande da Emater, ocasião em que será feita a esgota – ordenha de secagem do leite das  vacas e novilhas,  para que todos os animais participantes comecem a competição no momento e em condições iguais.  E  nos dias 28, 29 e 30, os animais serão ordenhados duas vezes por dia,  sempre  às 5h30 e às 18h.

As pesagens serão efetuadas após cada ordenha, na presença dos concorrentes e membros da comissão organizadora e fiscalizadora, em ambiente que facilite a visualização pelo público. A premiação e encerramento do concurso acontecerão no domingo (31), às 12h.

Toda a produção de leite durante o concurso leiteiro será doada pelos produtores ao Banco de Alimentos de Ariquemes, que distribuirá às famílias carentes e instituições beneficentes. No ano passado, foram doados 2,4 mil litros de leite, produção das 11 novilhas e 14 vacas participantes.

O coordenador técnico do concurso e supervisor regional da Emater, Matheus Follador, explicou que o leite é doado após o processo de pasteurização feito pelo laticínio Aprodil em Ariquemes.

Para o coordenador, o concurso além de incentivar a pecuária leiteira da região, também oportuniza ao produtor o intercâmbio entre os produtores de leite, através da exposição do potencial genético e produtivo do rebanho leiteiro.

Fonte: Assessoria

0 Comentário

Nenhum comentário

Seja o primeiro

Deixe um comentário

Ao clicar em ENVIAR, aguarde nossa avaliação