COMO ESTUDAR ATUALIDADES


Imagem1É unânime entre especialistas e estudantes nota 1000 a importância de se manter atualizado, especialmente nos meses que antecedem a prova do ENEM, a questão é: O que é atualidades e como estudar esta temática? Para auxiliar nesta importante fase dos estudos, fiz uma adaptação destas dicas do site mundodoestudante.com. Estudar atualidades para os vestibulares tradicionais e, principalmente, para o Exame Nacional do Ensino Médio é essencial para conseguir atingir uma nota alta e aprovação. Esse conteúdo é muito abordado nesse tipo de prova, pois através dessas questões pode-se medir a capacidade de um estudante em relacionar os fatos ocorridos no dia a dia, com alguns conteúdos estudados em sala de aula.

Permite ainda, que haja uma avaliação do nível de relação do estudante com os assuntos do país e do mundo de um modo geral. Ou seja, se um candidato é interessado em assuntos que fogem ao conteúdo pragmático do ensino médio.

O estudo das atualidades requer uma abordagem diferente, pois não é possível determinar ao certo o que será cobrado. Por isso, é preciso estar sempre atento aos noticiários, jornais, revistas, rádio e TV, para identificar quais os assuntos merecem uma atenção especial. Mas lembre-se, é importante consultar sempre mais de uma fonte antes de formar sua opinião.

Um cuidado importante é não dar muita atenção aos boatos e sim aos fatos. Boatos são descartados e não aparecem nas provas, já os fatos podem aparecer em diversos contextos. Foque nos fatos que recebem destaque nos mais diversos meios de comunicação, esses certamente poderão aparecer na sua prova.

Benefícios

Estar bem informado pode ser determinante para conseguir um bom resultado em um processo seletivo. Esses assuntos podem aparecer explicitamente nas questões objetivas, ou mesmo de forma implícita, principalmente nas provas de redação.

Atualidades nas questões objetivas

As questões objetivas que abordam os assuntos de atualidades nas provas costumam avaliar a multidisciplinaridade com os diferentes conteúdos de estudo do ensino médio, juntamente com as atualidades, buscando avaliar a capacidade de interpretação do candidato e de contextualização com os mais variados conteúdos do ensino médio.

Atualidades na prova de Redação

Um dos quesitos avaliados em uma redação do ENEM é a elaboração de uma proposta de solução para um problema proposto, respeitando os direitos humanos. Para isso, é necessário estar bastante atualizado, para assim conseguir argumentar e demonstrar domínio sobre o tema, principalmente de conhecimento social e político.

Além disso, estar atento aos noticiários e ler bastante, exercita e aumenta sua capacidade de argumentação, sendo esta uma necessidade essencial do ENEM, que é escrever um texto dissertativo-argumentativo.

Abaixo listamos algumas dicas que podem ser muito úteis a quem vai participar de alguma prova de vestibular o da próxima edição do ENEM. Confira:

Dicas para estudar atualidades

  • Procure pelas notícias em diferentes meios de comunicação, buscando observar os diferentes pontos de vistas, para assim formar sua própria opinião.
  • Leia diferentes tipos de revistas, sejam elas de assuntos específicos ou assuntos gerais.
  • Assista a entrevistas, são oportunidades de ouvir diferentes pontos de vistas e opiniões.
  • Aproveite das facilidades da internet, assine as atualizações das principais notícias do mundo e fique bem informado.
  • Visite portais de notícias na internet diariamente, o conteúdo geralmente é de qualidade.
  • Organize grupos de discussão, converse e discuta com outros colegas e professores durante as aulas e proponha debates.
  • Procure ouvir os dois lados de uma notícia, nem sempre acredite na primeira notícia que ler ou ouvir.

Pesquise sobre assuntos globais, não se restrinja apenas ao Brasil

0 Comentário

Nenhum comentário

Seja o primeiro

Deixe um comentário

Ao clicar em ENVIAR, aguarde nossa avaliação