BIBLIOTECA FRANCISCO MEIRELLES – 44 ANOS DE SERVIÇOS À COMUNIDADE


biblioteca_pvh

A Biblioteca Pública Municipal Francisco Meirelles, localizada no centro de Porto Velho, foi criada através da Lei Nº 85 de 30 de dezembro de 1973. Sua inauguração oficial aconteceu em 24 de janeiro de 1975 na gestão do então prefeito o Dr. Jacob de Freitas Atalhah. Tem como missão contribuir com o pleno desenvolvimento humano, formando cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, de modo a ofertar a excelência no fomento da promoção da leitura, na preservação do acervo cultural e na busca pelo aprimoramento da qualidade da prestação dos serviços, com ênfase a tornar o espaço da biblioteca em centro de excelência no propiciar o acesso ao conhecimento, centro cultural de grande atratividade e que seja eficaz na prestação de serviços aos usuários.

A melhoria das condições de funcionamento da biblioteca pública municipal “Francisco Meireles” envolve inicialmente a mobilização da sociedade junto ao poder público municipal para que Porto Velho mantendo em bom estado de funcionamento as suas bibliotecas públicas e que a promoção da leitura e a valorização da cultura sejam ações prioritárias na atual administração, uma vez que colabora com a melhoria da qualidade de ensino ofertada na rede municipal e proporciona a formação de leitores engajados na sociedade.

É um espaço privilegiado de incentivo à leitura porque o leitor tem a oportunidade de conhecer diversas formas de registro do conhecimento e ampliar suas visões de mundo. A biblioteca não pode ser vista, apenas, como extensão da escola, mais sim, um espaço de diálogo, produção de conhecimento, arte e cultura. A leitura instiga, provoca, convida e incentiva novos processos de aprendizagem e colabora com a formação de leitores capazes de pensar a sua realidade e de intervir socialmente.

A leitura deve ser utilizada como instrumento para a sensibilização da consciência, expansão da capacidade de pensar o mundo e a sua realidade vivida. Faz parte da organização da sociedade, ter espaços destinados à leitura é essencial para a promoção da cidadania e garantia dos direitos humanos.

Atualmente a biblioteca conta com Setor de Atendimento e Informação: Envolve a divulgação de todos os setores da biblioteca, tendo como atribuições os serviços técnicos auxiliares de consulta e empréstimo, serviço de processamento de dados; conservação, restauro e higienização do acervo e outras atividades administrativas. Setor do Processamento Técnico: Setor responsável pelo recebimento, processamento das obras, catalogação e tombamento, além do restauro e higienização do acervo. Sala Braile: é exclusiva para os deficientes visuais, possui um acervo variado em Braille e audiolivros. A sala dispõe de um bom espaço e conforto térmico para atendimento dos usuários. Os serviços oferecidos são o empréstimo domiciliar, consulta local de livros em Braille e audiolivros. Ressalta-se o desenvolvimento de projetos sociais e culturais voltados aos deficientes visuais e com parceria de Instituições como ASDEVRON – Associação dos deficientes visuais do Estado de Rondônia e amigos da biblioteca. Sala de Literatura Infantil: Oferece diversidade de obras variadas e capazes de seduzir tanto criança quanto adulto, pois apresenta um caráter mais lúdico, permite ampliar horizontes de conhecimento. Sala de Literatura Juvenil: Acervo variado e com temáticas universais, o que atrai os adolescentes na busca pelo conhecimento. Setor dos Periódicos: conta com acervo de revistas (de informação geral, técnicas, especializadas e de divulgação científica). Sala de Jornais: Um verdadeiro centro de documentação histórico com arquivo de jornais de 1975-2017. O objetivo é melhorar o acesso à informação, atrair mais leitores e despertar a importância do jornal na pesquisa escolar e acadêmica. Sala Amazônia: Sala específica sobre a história Amazônica. Acervo voltado à valorização da cultura e dos povos amazônicos.

O atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 8 as 18 h, conta ainda com internet e sistema de wifi gratuito.

0 Comentário

Nenhum comentário

Seja o primeiro

Deixe um comentário

Ao clicar em ENVIAR, aguarde nossa avaliação