Banco de Sangue: Fhemeron abre aos sábados para aumentar o estoque no final de ano


O setor de captação de doadores da hemorrede estadual da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) começou a funcionar também aos sábados em Porto Velho, no período de 8h às 16h, para atender os voluntários da campanha “No jogo da vida você é a recarga. Doe sangue e salve vidas”.

sangueA campanha iniciada dia 25 de novembro, Dia do Doador de Sangue, visa manter em níveis “razoáveis” os estoques de bolsas do Banco de Sangue para atender à demanda durante os festejos de Natal, Ano Novo e período de férias, quando muitos doadores viajam para outros Estados.

No final de ano, várias entidades dentre as quais a Escola de Sargentos da Polícia Militar, Instituto de Educação Somos Brasileiros (Iesb), Pastorais da Igreja Católica, Grupos de Evangélicos e, recentemente, associados da Embaixada São-Paulina, estão participando mais ativamente das doações.

A responsável pelo setor de Captação, assistente social Maria Luiza Pereira, disse que no período a previsão é de aumento de consumo de derivados de sangue na capital e municípios do interior, onde o Hemocentro Coordenador na capital atende a 100% dos hospitais da rede pública e às solicitações dos hospitais particulares.

sangue 2Na capital e municípios do interior, a coleta é feita com o apoio das Unidades de Coleta e Transfusão (UCT) de Guajará-Mirim, Ariquemes, Cacoal, Rolim de Moura e o Hemocentro Regional de Vilhena, mas todo o processo de análise e distribuição é realizado pelo Hemocentro de Porto Velho.

Maria Luiza explicou que a Fhemeron só não atende às solicitações quando na há o tipo de sangue solicitado, uma vez que o Banco não diferencia o hospital público do privado, procurando atender sempre à demanda com sangue de qualidade e em quantidade suficientes.

Neste sábado (6), a Fhemeron atenderá 40 doadores voluntários da Embaixada São-Paulina e outros 150 alunos do Curso de Sargento da PM.

A Escola de Sargentos da PM, que realiza atualmente uma gincana para arrecadar gêneros alimentícios e roupas para distribuir a pessoas carentes no final de ano, incluiu na programação a doação de sangue. Os doadores são mobilizados pelos pelotões que participam da gincana.

Sessenta alunos do curso de sargento já fizeram suas doações dia 28 último, último sábado de novembro.

Fonte: Secom – Governo de Rondônia/Abdoral Cardoso
Foto: Daiane Mendonça/Divulgação

 

0 Comentário

Nenhum comentário

Seja o primeiro

Deixe um comentário

Ao clicar em ENVIAR, aguarde nossa avaliação