Animando Amazônia faz oficinas de animação em Jacy-Paraná e Rio Pardo


 

A tela de cinema montada na rua principal da pequena cidade de Rio Pardo, no interior da Floresta Nacional do Bom Futuro, e na praça da Administração do distrito de Jacy-Paraná, no último final de semana,  proporcionou raros momentos para os moradores das duas localidades curtirem um evento cultural. O momento mais esperado do público foi a oportunidade de ver as animações produzidas com a ajuda de estudantes locais, que aprenderam a técnica de criação de audiovisuais em oficinas do  Animando Amazônia, projeto voltado para alunos de escolas públicos, que incentiva uma reflexão para a proteção do meio ambiente e ensina alunos e professores a utilizarem  filmes de animação nas salas de aula.

Animando Amazonia em Rio Pardo - Foto Beethoven Delano

Animando Amazonia em Rio Pardo – Foto Beethoven Delano

Este é o segundo ano que o Animando Amazônia atua na escola Tiradentes, de Jacy-Paraná, e na Escola Rio Pardo. Para a professora do Tiradentes, Maria Luiza Ferreira, que acompanhou as oficinas ministradas na escola neste ano e no anterior, a experiência tem sido “magnífica”. “Os vídeos são uma ferramenta muito dinâmica e abrangente, porque  oferecem uma gama variada de opções para usar em sala de aula, com uso de material acessível. É a mágica do cinema na sala de aula”, disse a professora.

O estudante do 8º ano da Escola Tiradentes Ruan Pereira da Silva, 13 anos, fez uma queixa recorrente entre os colegas, sobre a falta de opções de lazer em Jacy, e se entusiasmou ao falar da oficina do Animando Amazônia. “É muito fácil criar uma animação. Com certeza, vou fazer em casa e buscar outras informações sobre o assunto na Internet”, afirmou.

Moradores de Rio Pardo participam do projeto Animando Amazonia Foto Beethoven Delano

Moradores de Rio Pardo participam do projeto Animando Amazonia Foto Beethoven Delano

Animando Amazonia ocupa rua e monta cinema em Rio Pardo - Foto Beethoven Delano

Animando Amazonia ocupa rua e monta cinema em Rio Pardo – Foto Beethoven Delano

O Animando Amazônia é inspirado no Anima Mundi, considerado como o maior festival de cinema de animação das Américas, e foi criado depois do sucesso de oficinas de audiovisual feitas  em 2015 com dezenas de alunos das escolas estaduais Duque de Caxias, Barão do Solimões e Castelo Branco, de Porto Velho.

Durante as 20 horas das oficinas, os alunos aprendem a usar a técnica Pixalation, que permite a produção de animações com material barato e acessível, com uso de aplicativos grátis disponibilizados em telefone celular. O trabalho é realizado pelo oficineiro Christian Ritse e assistentes.

Assessoria de imprensa – Ana Aranda – anaarandarondonia@gmail.com – (69) 98100 9063

0 Comentário

Nenhum comentário

Seja o primeiro

Deixe um comentário

Ao clicar em ENVIAR, aguarde nossa avaliação