Acre e Rondônia fazem última vacinação contra aftosa em 2019


A partir dos resultados do primeiro ano do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (Pnefa), a última campanha de vacinação contra a aftosa deve começar com os estados do Acre e de Rondônia em maio de 2019, informou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Entre os dias 1º e 5 de outubro, todos os órgãos envolvidos no Pnefa discutirão os resultados sobre a execução do plano nesse primeiro ano de existência. Na reunião, estarão presentes integrantes do Departamento de Saúde Animal (DSA) do Mapa, de serviços veterinários oficiais (SVO), das Superintendências da Agricultura (SFA) e dos quatro laboratórios oficiais (Lanagros), que fazem a sorologia da aftosa.

Prevenção e redução

O objetivo do programa é criar e manter condições sustentáveis para garantir o status de País livre da febre aftosa, com vacinação e ampliação de zonas livres sem vacinação. Atualmente, apenas Santa Catarina possui este status.

Fortalecer as medidas de prevenção e de redução de vulnerabilidades para febre aftosa em todo o País é objetivo do plano. Além disso, há a previsão de estimular parcerias público-privadas, ampliando a participação comunitária nas decisões e ações de prevenção da febre aftosa em todo o território nacional, para garantir sustentação técnica, política e financeira ao programa.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério da Agricultura

0 Comentário

Nenhum comentário

Seja o primeiro

Deixe um comentário

Ao clicar em ENVIAR, aguarde nossa avaliação