A convite do TCU, governador Confúcio fala no Pará sobre desafios para o desenvolvimento na região Norte

Confúcio-no-Pará.jpg

Palestrante convidado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para o evento “Diálogo Púbico – Amazônia Sustentável: Desafios para o Desenvolvimento Socioeconômico,” que se realiza na cidade de Belém (PA), o governador Confúcio Moura irá expor sobre “Os Desafios e Soluções factíveis para o Desenvolvimento da Região Norte”, tema do painel 5, programado para amanhã (22) às 16h15. A programação ocorre até às 12 h do dia 23, sexta-feira.

Este painel debaterá as possibilidades efetivas de implementação dos planos regionais de desenvolvimento. Ele conta ainda com participação do governo do Amapá e Ministério da Integração Nacional, com moderação de representante do TCU.

Segundo a programação do evento, o objetivo da iniciativa é contribuir para o planejamento das ações dos governos federal e estaduais e para o desenvolvimento sustentável da região Norte, que apresenta indicadores de desenvolvimento socioeconômico inferiores à média nacional.  Toda a programação ocorre no auditório do Banco da Amazônia (Basa).

O primeiro painel tem como tema “O Desafio de Desenvolver a Amazônia com Sustentabilidade”. As alternativas para a interiorização do desenvolvimento com preservação dos recursos naturais serão examinadas pelos governos do Pará e Tocantins, participantes deste tema.

O painel “Financiamento ao Desenvolvimento Regional e Visão Integrada dos Órgãos em prol do Crescimento Sustentável”, a seguir, debaterá formas de desenvolvimento econômico e social intrarregional, considerando a sustentabilidade, captação de recursos e garantiras de negócios.  Dele participam representantes da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam); Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa); Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e Banco da Amazônia (BASA).

O desenvolvimento das cadeias produtivas locais, a partir do aproveitamento das características intrínsecas da Região Amazônica, será o assunto do painel “Marca Amazônia e a Geração de Renda”. Os governos do Acre, Amazonas e Maranhão fazem parte deste painel.

O quarto painel, “Regularização Fundiária e seus Reflexos no Desenvolvimento Sustentável” tem a participação dos governos de Roraima e Mato Grosso e ainda da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados (Cindra). Serão debatidas formas de garantir a regularização da terra ao pequeno e médio produtor para que obtenham acesso às políticas públicas

Fonte: Secom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

verificação *

scroll to top