1872: Mulher foi candidata quando elas ainda não podiam votar

CHARGE-081116.jpeg

Charge de Victoria Claflin Woodhull

No ano de 1872, uma época em que as mulheres americanas ainda não tinham direito ao voto, Victoria Woodhull (1838-1927) se tornou a primeira mulher a concorrer à Presidência dos EUA.

Candidata pelo Partido da Igualdade dos Direitos, a militante em favor do sufrágio feminino, da liberdade sexual e do direito ao divórcio tinha pela frente o republicano Ulysses Grant, que buscava a reeleição.

Assim como a democrata Hillary Clinton, que disputa a Casa Branca contra o empresário Donald Trump, Victoria, então aos 34 anos, viu seu casamento como tema dos ataques de seus rivais.

Atacada também pelos seus ideais, a candidata estava presa no dia do pleito por ter rebatido um pastor que a chamou de indecente. Apesar de seu feito ser histórico, não existem registros de quantos votos ela teve. Já Grant conseguiu se reeleger.

Victoria e sua irmã foram ainda as primeiras mulheres corretoras de títulos em Wall Street e também fundaram um jornal.

Mudou-se para o Reino Unido no final da década de 1870, onde viveu até morrer, aos 88 anos. Nunca pôde votar para presidente dos EUA, onde o direito das mulheres ao voto só foi reconhecido pela Constituição em 1920.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

verificação *

scroll to top